O Festival

Conhecimentos, ideias, obras e perspectivas

Culturas suburbanas

Dos encontros fortuitos nas ruas e nas rimas improvisadas no calor de uma fogueira com os amigos surgiram bandas, Dj´s, MC´s, técnicos, cineastas, artistas plásticos, grafiteiros, designers, artistas de rua e uma infinidade de produtores e consumidores de cultura. Tanto aqueles que buscaram pela profissionalização quanto aqueles que mantém as práticas culturais como uma forma de celebrar o seu modo de vida passaram naturalmente por um processo de amadurecimento de suas expressões. Gerar desenvolvimento e sustentabilidade é permitir que as mais variadas formas de estar no mundo coexistam e dialoguem entre si, fortalecendo o exercício da autonomia e também a coletividade.
A criação deste festival é também um passo nessa direção. Se propõe a aglutinar as iniciativas existentes dentro de um eixo temático com suas diversas formas e linguagens em um ambiente de riqueza ímpar.

O Festival OUÇO VOZES é a reunião de atividades ligadas à culturas suburbanas em Samambaia-DF. Têm como princípio norteador o fortalecimento da quebrada, a exaltação de nosso estilo de vida e nossa arte.

Envolve música, circo, literatura, cinema, graffiti e manifestações de rua de forma geral. É um espaço para compartilhamento de conhecimentos, ideias, obras e perspectivas

O FESTIVAL OCORRERÁ NOS DIAS 09 E 10 DE SETEMBRO e traz a Periferia como mote principal de suas atividades.


A PERIFERIA É O CENTRO.

É DE QUEBRADA, PRA QUEBRADA E NA QUEBRADA !
NOS VEMOS LÁ !

Quem faz o Festival

Coordenadores

Leandro Pezão

Breve release: Leandro Pezão é cineasta, técnico de som e gestor cultural. Ativista cultural PUNK, é participante em bandas e coletivos suburbanos e promove eventos desde 2008. 

Foi um dos produtores e idealizadores do movimento cultural Rua Ferve, evento cultural itinerante com foco em cultura de rua e ênfase nas culturas punk e hip hop.

No evento DUELO LÍRICO, de batalhas de rimas, trabalhou como técnico de som e dirigiu as gravações das edições on-line do projeto. Diretor do filme A CIDADE DAS TRÊS MENINAS, é membro fundador do Núcleo Audiovisual Samambaia. Trabalhou em diversos filmes e projetos audiovisuais, coordenando também oficinas e gravações. 

É produtor de zines, artista gráfico e aprecia poesia. Possui poemas e contos publicados em livros, revistas e portais da internet.

Flávia Andrade

Breve release: Produtora Cultural, audiovisual e teatro, cenotécnica, coordenadora de eventos, operadora de luz e som.

Coletivo: Backstage e Núcleo Audiovisual Samambaia.

Atuação no coletivo: Produtora Cultural, audiovisual e teatro, cenotécnica, coordenadora de eventos, operadora de luz e som.

Lucius

Breve release: Sou Lucius fundador da Black tape sócio e diretor.

Desempenho atividades de direção de palco produção técnica e roadie.

Letícia Lins

Breve release: Sou formada na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, faço teatro a 13 anos, dentro desse tempo faço parte de três grupos de teatro o Grupo Caras Teatro Multifácico a 13 anos, a Cia Fábula a 4 anos e o Grupo de Teatro do Detran a 2 anos. Os Trabalhos mais recente com o Grupo Caras foram Afinidades, uma obra escrita por Elmo Férrer e dirigida por Jefferson Leão, contou com o fundo de apoio a cultura (FAC) e Zezinho e o Livro Mágico também escrito por Elmo Férrer e dirigido por Arthur Matos, e também contou com o Fundo de apoio a cultura (FAC). Com a Cia Fábula o Trabalho mais recente foi Chapeuzinho vermelho e o Lobo Cerradinho, escrito e dirigido por Kelly Costty e apresentamos em diversas cidades satélites do Distrito Federal. Com o grupo de teatro do Detran estamos a dois anos circulando com uma peça sócio educativa por todas as escolas do Distrito Federal e entorno.

Coletivo: Grupo Caras-Teatro Multifácico e Cia Fábula

Atuação no coletivo: Sou atriz em ambos os grupos e Sou também produtora no Grupo Caras.

Equipe

Aline Contratak

Breve release: Ativa em diversas atividades culturais dentro do Distrito Federal, baixista nas bandas Lama Podre e Escrito Urubu, também escritora de zines, capoeirista e empreendedora na marca de camisetas Contratak periférico.

Coletivo: Contratak Periférico

Atuação no coletivo: Somos agitadores de atividades que impulsionam a contra cultura, que valorizam a subjetividade de cada ser, produzimos nossa cultura de forma autônoma e dedicada. Fazendo camisetas, zines, criando músicas e ativos como capoeiristas.

Cabelo

Breve release: Roadie de festivais e bandas.

Coletivo: Black Tape

Atuação no coletivo: Roadie

Capital Kempz

Breve release: ATUALMENTE MC ATIVO EM BATALHAS. CAPITAL, é como se faz conhecido no movimento hip hop há exatos 9 anos, É organizador e mestre de cerimônias da batalha Samamba Street desde 2016. Influenciado por Bandas de rock, pop rock e rappers como: Charlie Brown Jr, Racionais Mcs, Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii dentre outros. Com 13 anos começou a escrever poemas, até que com 16 compôs sua primeira música. Atualmente Produtor Musical, cultural, Rapper, Mestre de cerimônias, Capital soma trabalhos musicais desde o ano de 2017 com singles em plataformas digitais e YouTube. Participante do projeto quartin dos beats, realizado pelo mestre SANDROX. CURSOS DE MIX E MASTER:
BC MUSIC ministrado por Felipe Phyre Zep mix. Idealizador e co-fundador da gravadora RARO RECORDS onde manteve atividades até 2019 trabalhando com mais de 40 artistas diretamente. Músicas em colaboração com nomes do df como: VultoGSS, Lamarck, Rachmemo, Flyzin, Vinny da TR, Veno, Denaro. Em 2023 lançamento do Álbum Liberdade com 7 faixas.

Castelo Beatz

Breve release: Produtor Musical, Beatmaker, Guitarrista e DJ. Castelo Beatz, traz uma fusão única de sons e estilos. Com passagens marcantes pelo programa Beatz Brasil na rádio Ativa FM de Samambaia como técnico e também locutor, participou em colaborações com grandes artistas do Distrito Federal, possui trabalhos como Quartin dos Beatz, Projeto RAP.

Cirkolokos

Breve release: Cirkolokos é um grupo de artistas de rua itinerantes que juntaram-se com base em afinidades e um propósito artístico: levar a arte circenses a diversos públicos e espaços, não só proporcionando entretenimento mas também enriquecendo a cultura e oferecendo arte com conteúdo.

Neste espetáculo; Almaar, Piti-Pachanga e Porkeria, se encontram na difícil situação de procurar emprego, pois a vida de artistas de rua está complicada.

Será que levam jeito? Ou vão continuar fazendo o que gostam?

Denner

Breve release: Trabalho na área de segmento de eventos desde do ano de 2008 no qual fui vinculado a empresa RPS produções culturais. Entre o ano de 2018-2020 fui desvinculado e trabalhando como Autônomo pra diversas Empresas e Bandas.

Diogo Loko

Breve release: Diogo Silva Nogueira mais conhecido como Diogo Loko,morador de Samambaia ganhou destaque no cenário da música  local e nacional após vencer as batalhas mais disputadas do DF e de BH. Após sua ascensão meteórica logo surgiram convites para lançar de fato sua carreira como rapper, assim fez parceirias com Japão Viela 17 onde lançou o Disco e o DVD 20 de 40 onde chamou a atenção de Nocivo Shomon e também fez colaborações com o rapper onde mostrou sua versatilidade e potência vocal no projeto RUA 4 e RUA 11. Agora em uma nova fase de sua carreira Diogo Loko está preparando um disco com produção de OG L pelo selo MubMusicBr que em breve estará disponível em todas as plataformas digitais.

DJ Lunary

Breve release: Aryna Meireles deu início ao seu projeto LUNARY em 2016, quando começou a explorar a mixagem musical. Em 2018, após ganhar confiança em suas habilidades, ela decidiu se aprofundar no estudo da arte de discotecar, inicialmente focando no estilo psytrance, no entanto, em 2018, uma nova ideia surgiu: expandir os horizontes musicais da DJ Lunary e aprimorar suas mixagens em outros estilos que a identificavam, como funk, trap e hip-hop. Desde então, Lunary tem se dedicado a incorporar diversas técnicas e momentos especiais em suas performances, buscando proporcionar aos seus ouvintes uma experiência musical que vá além da simples diversão. Sua paixão pela música é evidente, e ela busca, por meio de suas mixagens, transmitir emoções e cura para o público. Ao longo de sua trajetória, Aryna teve a oportunidade de acompanhar e consolidar participações em apresentações com diversos artistas de renome, incluindo Sandrox, Viela 17, Haynna, Thabata Lorena, Castelo Beatz, entre outros. Além disso, sua presença como DJ nas Batalhas de Rimas tem se tornado uma constante, solidificando seu papel como uma artista versátil e talentosa no cenário musical.

Escrito Urubu

Breve release: A banda Escrito Urubu é um duo feito por Aline e Rafael Stopa, com baixo, guitarra, sínteses sonoras e tudo mais que sonoramente possa combinar com a atmosfera sombria que se pretende alcançar, foi criada em 2020 na Samambaia (Distrito Federal), com intuito de expressar e criar para suportar o início de um período pandêmico. Chega na cena com letras poéticas e musicalidade reflexiva, o intuito é fortalecer a arte periférica e ir além da proposta de entretenimento musical, o que se pretende é um aprofundamento nas questões políticas e nas aflições humanas. Já tocamos em situações diversas:  em bares, teatro, ocupação… Pretendemos nos manter em fortalecimento com eventos que somem com a contra cultura e incentivem a construção coletiva.

Fillipe Costta

Breve release: Fillipe Costta, Mc, compositor, escritor, poeta marginal e produtor cultural. Nascido em Brasília, criado nas satélites do distrito federal, tem seu primeiro contato com a música através da família, mineira de origem, através das cantorias de sua mãe quando cozinhava para o sustento da casa. O despertar para a composição ocorreu quando estava no ensino fundamental, após ganhar um concurso de poesia organizado por sua escola. Incomodado com a realidade que vivia na cidade de Samambaia-Df, começou a escrever o dia a dia dos moradores e da suas realidades, dos rolês com os amigos por Brasília e da dura realidade vivida por ser uma Pessoa com Deficiência em uma cidade não adaptada para a sua realidade. Na época, a cultura não chegava às cidades satélites e os próprios moradores tinham que procurar meios para viver a cultura. Foi quando o artista, junto com amigos de seu bairro, começou a fazer campeonatos de Skate e shows na cidade. Passando por uma banda de New Metal como baixista e posteriormente como vocalista, foi colocado em prática o desejo de mostrar as músicas compostas e colocá-las em prática. Em 2015, após tentar a carreira com alguns grupos de rap de Brasília, foi lançado o cd “Conflitos”, primeiro trabalho solo do Rapper, com distribuição por todo o território nacional, o que lhe rendeu matérias em jornais e revistas e shows. O trabalho continuou com os lançamentos “Quantas Bocas” de 2017, “Espírito Voraz” de 2020 e “Amo essa Rua” de 2021, no ano de 2022 o rapper participou de projetos importantes no cenário nacional como o FIG – Festival de inverno de Garanhuns no estado de Pernambuco, festival multicultural com grande importância para a formação cultural brasileira. Dentro deste cenário pós-pandemia, o artista tem participado em Brasília de festivais e projetos importantes para a cena local, como o festival FavelaSound/Favelatalks, Caravana nota 10, Afroempreendedorismo, Mostra Alamanda, Fábrica de pessoas e Df Cultural. Paralelo à carreira musical o Rapper e criador e coordenados do projeto “EFICIENTES – Arte e cultura inclusiva Live/Show, que contou com a gravação do documentário “EFICIENTES” que conta a história de artistas pessoa com deficiência atuantes no movimento Hip – Hop, e a live com a apresentação dos artistas que compõem o documentário, e também o projeto “Eficientes – Arte e Cultura Inclusiva nas Escolas”, previsto para o ano de 2023, onde leva oficinas, palestras e apresentações de artistas com deficiência para escolas inclusivas do Distrito Federal combatendo o “Pré-conceito, o Bulling e o Capacitismo, pois o rapper acredita que nada e impossível a quem sonha.

HUD

Breve release: Hud é um jovem morador de Samambaia-DF, multiartista há mais de 10 anos. Pai da Lauryn, é grafiteiro, educador popular, produtor cultural, artista da cultura hip-hop, empreendedor e idealizador da exposição HH Artes. Como artista gráfico cria peças publicitárias, camisetas, canecas, quadros e outros artigos de arte urbana. Na decoração, Hud pixa, refaz e reinventa muralismos, instalações, lettering, peças e desenhos personalizados indoor e outdoor. Sua identidade é negra, periférica, old school e sua inspiração criativa nasce através do resgate de memórias ancestrais e na luta negra periférica. Atualmente é co criador e artista no coletivo da Banca Norte Sul.

Coletivo: A Banca Norte Sul

Atuação no coletivo: Hud atua no coletivo da Banca Norte sul na criação de peças infográficas de divulgação dos eventos, arte educação em oficinas socioculturais de Grafite, desenho, revitalização e reutilização de materiais. É mestre de cerimônia em eventos e se apresenta em shows de RAP.

Iara Kisimbi

Breve release: Iara Kisimbi é produtora cultural, produtora editorial e fundadora da Edições Kisimbi, editora independente especializada em títulos de autoria negra. Atua desde 2016 realizando trabalhos de encadernação manual, edição, diagramação e publicação de autores negros e periféricos.

Coletivo: Edições Kisimbi

Atuação no coletivo: Editora independente de publicações de autoria negra.

Johnny Nihil Punk

Breve release: Produtor cultural no meio punk desde 1990. Apresentador do programa radioweb periferia resiste.

Coletivo: Movimento Punk

Atuação no coletivo: Organizar evento punk. Apresentador programa radio web periferia resiste

Marcelo Abelha

Breve release: Sou formado em Publicidade e Propaganda e trabalho como editor de vídeo e motion designer para cinema, publicidade e jornalismo. Fui montador em alguns filmes como Colares Talvez, Ayrão Velho Sayonara e O Parque das 3 Meninas. Sócio da produtora 4 Bocas Filmes.

Markão Aborígine

Breve release: Aborígine ou Markão Aborígine é natural do DF. MC, poeta, escritor e educador social utiliza  seu fazer artístico como ferramenta pedagógica em projetos sociais realizados em escolas públicas e unidades de internação. Celebrando 22 anos de carreira, conta com três CDs, dois livros, vários clipes e minidocumentário lançados,, além de uma presença massiva nos mais importantes festivais de Rap e Hip Hop da Capital. Essa trajetória rendeu ao artistas importantes premiações, como: 3ª colocação do Prêmio Sesc Tom Jobim de música com a canção O CIRCO, Prêmio Preto Ghóez do Ministério da Cultura, Prêmio Fac Hip Hop, Brasília 60 e Prêmio Gran Circular da Secretaria de Cultura do DF, além do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos da câmara legislativa do Distrito Federal.  Aborígine é sinônimo de uma poesia responsável, crítica e fraterna. É a poesia urbana que emociona, acolhe e nos convida à construção de um novo mundo possível.

Coletivo: ArtSam / Inesc

Mary

Breve release: Comecei no mundo artístico em 2018/2019 com o palco giratório, foi lá em que comecei aprender a fazer luz! Já trabalhei em algumas empresas como lumearte, slim e trendled. Já trabalhei em alguns festivais como palco giratório e motim.

Maurilio

Breve release: Tenho 47 anos trabalho na área de áudio como técnico de som e operador fazendo festivais, teatro, musicais e shows desde 1996 atuando na área.

Peter Lima

Breve release: Web Designer com 19 anos de experiência atendendo clientes no Brasil e no exterior.  Especializado no desenvolvimento de sites, lojas virtuais e customização de temas para plataforma de EAD Moodle.

Contribuiu em projetos culturais, educacionais, ambientais, sociais e de saúde, buscando soluções positivas para a comunidade.

Ricardo Palito

Breve release: Ricardo Palito é Videomaker e atua no audiovisual há mais de dez anos. Com toda sua versatilidade na área, já produziu diversos videoclipes, aftermovies, fashion films, making of’s e cobertura de eventos. Já dirigiu alguns curtas chegando a ser selecionado para a Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2015 com o curta “Faz Seu Corre”. Foi vencedor do Prêmio Hip-Hop Zumbi na categoria Audiovisual em 2011 e em 2022 recebeu uma menção honrosa no Festival Cine de Expressão por sua atuação e contribuição ao audiovisual de quebrada.  Também já trabalhou nos longas “Uma Loucura de Mulher”, “Amado” e na série documental “Buscando Buskers”, além de já ter feito assistência de câmera em produções publicitárias.

Singelo

Breve release: Singelo MC é Mestre de Cerimônia (MC), arte educador e militante do Movimento Hip Hop desde 2012. Participa assiduamente da cena de Batalhas de MC, sendo um multicampeão na arte do Freestyle, além disso compôs o Coletivo Arte Solidária, Autônoma e Militante (ArtSAm), entre os anos de 2013 e 2016; no ano de 2017 foi Conselheiro Regional de Cultura de Samambaia. Nas rimas, seus principais títulos são: campeão do Calango Pensante em 2013; representante do Distrito Federal na Mic Master Brasil (2017) na Lapa/RJ; em 2015 foi campeão das batalhas de MCs Samurai Marginal e Batalha do Osman, no estado de Alagoas. No ano de 2018 ficou em terceiro lugar na Seletiva etapa Nordeste para o Duelo de MCs Nacional, ao representar o estado de Alagoas. Singelo também colaborou no Festival Latinidades (2023) na facilitação da roda cultural “As desigualdades do Distrito Federal e a Construção do Mapa do Bem Viver por suas juventudes”.

Sula Diolina

Breve release: Envolvida no movimento cultural da cidade desde 2009, tenho atuado como atriz, circense, produtora cultural, artesã, assistente de produção entre outros, já fui premiada com melhor espetáculo do DF em 2010, atuei no oitavo fórum mundial das águas, fui secretária teatral no complexo cultural samambaia, assistente de produção no festicine nas duas últimas edições realizadas em samambaia entre outros.

Suzy Costa

Breve release: Jornalista, assessora de comunicação, redatora, repórter, produtora e apresentadora. Fundadora da Trapézio Comunicação, com foco em assessoria de imprensa para projetos culturais e do terceiro setor, gerenciamento de crise e criação de conteúdos para portais, blogs, e-mail marketing e ebooks.

Coletivo: Trapézio Comunicação

Atuação no coletivo: Assessoria de imprensa voltada para projetos culturais, artistas e terceiro setor.

Parceiros

Quem apoia

Apoie o Festival

Participe apoiando o Festival na Edição 2023 ou nas próximas edições.

 

Horário do Transporte

Metrô-Terminal -> Complexo Cultural

Complexo Cultural -> Metrô-Terminal

Os horários informados serão para os dias 09 e 10 de setembro de 2023 na cidade de Samambaia-DF.

Contato

Whatsapp

(61) 99999-8888

E-mail:

Sign Up For Our Newsletter

Get weekly email containing tips about newest event

Zero Spam. You Can Unsubscribe Anytime

Horário do Transporte

metrô-terminal -> complexo cultural

Complexo Cultural -> metrô-terminal

Os horários informados serão para os dias 09 e 10 de setembro de 2023 na cidade de Samambaia-DF.

Pular para o conteúdo